Tendências de Milão 2017

Por: Renata Mello

Milão é uma importante metrópole italiana que atrai visitantes do mundo inteiro, em especial durante a destacada semana de Design, quando criadores de produtos, arquitetos, jornalistas, lojistas e amantes de tendências, podem circular entre as mais renomadas marcas do setor moveleiro dentro do “Salone del Mobile Milano”. Em paralelo outros pontos da cidade apresentam instalações temporárias com propostas ligadas as artes, ao design autoral ou correlatas ao espírito do período.

Diante da relevância deste acontecimento anual, o Shopping D & D  promoveu nesta quarta-feira (3) um evento em que se destacou a apresentação da diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu. O foco foi apresentar 6 tendências para o ano de 2017 identificadas durante a semana de Design em Milão, a partir de peças selecionadas por ela e sua equipe. Confira os destaques apontados:

1- Tons da Natureza

Em 2017, os diversos nuances de verde e de laranja estarão em alta, com destaque para o caramelo, o ferrugem e o verde musgo. Os vinhos, os rosês e alguns tons de azul também marcarão presença.

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

2- Geometria Angular

As formas geométricas oriundas de formações não ortogonais também comporão os móveis neste ano, como mostram os exemplos a seguir. 

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

3 – Circulares

Outro destaque foi a aplicação de alta tecnologia e novos materiais em luminárias, sofás, cadeiras, mesas e banquetas, com recorrência nos formatos circulares. A mesa Talisman, por exemplo, exposta pela Luis Vuitton é composta por elementos geométricos em couro que resulta em um efeito plástico único e marcante.

Milao 7

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

4 – Poéticos

Além da inspiração cromática, a natureza também serviu como ponto de partida para a criação de peças com apelo poético. A lua, o satélite natural da terra, inspirou muitos designers, mas o destaque foi para a peça Liquefy que conseguiu reproduzir no vidro a movimentação das águas. 

Milao 8

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

5- Componíveis

Móveis e objetos concebidos para atender as variadas demandas e/ou preferências. Os sofás modulares estarão muito presentes, além de peças customizáveis, como propõe a obra Gaku, em que os elementos de dentro do cubo podem ser trocados facilmente.

Milao 9.jpg

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

6- Vibe Millennial

Essa tendência está alinhada ao perfil da geração Millennial. Segundo publicação da Deloitte, corresponde as pessoas nascidas após 1982 já imersas as facilidades tecnológicas e que valorizam mais o propósito do negócio do que o lucro. Dessa forma, como seria a linguagem das peças para essa geração? A obra Alphabet of light exposta em Milão traz a inovação alinhada a esse grupo geracional, através da iluminação no formato da tipografia própria dos computadores.

Milao 10

Fotos de Renata Mello feitas durante a apresentação de Taissa Buesco

Essas foram as principais tendências e imagens captadas por Renata Mello durante o evento nesta última quarta-feira. Maiores detalhes sobre a feira de Milão estão disponíveis na edição da Casa Vogue deste mês.

Anúncios

2 comentários em “Tendências de Milão 2017

  1. Ótimo artigo! Párabéns!
    Estou pesquisando sobre tendências e amando o que tem por vir… Essa ligação com a natureza, usando na composição elementos botânicos, cores e estampas que remetem à terra e à água é incrivelmente agradável. Além do mais, a combinação de tudo isso com formas bem anguladas e poéticas é a composição certeira para a tranquilidade, relaxamento e bem estar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s