Ensino e pesquisa em projeto de Arquitetura e Urbanismo: Método Design Thinking

Artigo apresentado no Congresso Internacional “O que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo em 2013.

Ensino e pesquisa em projeto de Arquitetura e Urbanismo: Método Design Thinking

Autoras:

Renata Lima de Mello
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, renatamello@bioarq.com.br

Maria Augusta Justi Pisani
Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, augustajp@gmail.com

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo discutir a aplicação experimental do método Design Thinking em atividade de ateliê de projeto, a partir das experiências obtidas em 2011, na disciplina de pós-graduação: “Laboratório de Práticas de Arquitetura e Urbanismo”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O processo empregado junto aos discentes permeou a fase de estudos bibliográficos a partir de Rowe (1987), Brown (2010) e Foqué (2010), que elucidaram o método proposto. A partir da fundamentação teórica, iniciaram-se os primeiros estudos sobre o bairro da Luz, São Paulo, área definida para sofrer as intervenções projetuais. Os pesquisadores refletiram sobre os problemas locais e buscaram em grupo, soluções de projeto a partir de análise, discussão, visitas in loco, imersão e ciclo iterativo das proposições. Os resultados obtidos foram propostas urbanas contextualizadas com as questões sociais, ambientais, culturais e espaciais da região, tais como: valorização dos espaços de uso coletivo; ações visando à melhoria das condições econômicas dos moradores de baixa renda; equipamentos urbanos públicos e privados sustentáveis através do aproveitamento das águas pluviais, lajes-jardim, aplicação de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental e participação da população no processo.

Palavras-chave: Métodos de projeto. Arquitetura e Urbanismo. Design Thinking.

Click para ler: Artigo completo

Bibliografia:

MELLO, R.L.; PISANI, M.A.J..Ensino e pesquisa em projeto de Arquitetura e Urbanismo: Método Design Thinking. In: CONGRESSO INTERNACIONAL “O QUE É UMA ESCOLA DE PROJETO NA CONTEMPORANEIDADE – QUESTÕES DE ENSINO E CRITICA DO CONHECIMENTO EM ARQUITETURA E URBANISMO”, 2013, São Paulo/SP. Anais eletrônicos…São Paulo: “O que é uma escola de Projeto na contemporaneidade – Questões de ensino e critica do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo”, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s